CCI   BRASIL / ITÁLIA

Centro Cultural em SP
Implantação - fotogrametria
Implantação - fotogrametria

O site, destacado em azul, mostra a integração entre o CCI e a Estação Bresser do Metrô paulista.

Implantação geral
Implantação geral
Vista aérea
Vista aérea

Uma proposta conceitual de ocupação de imóveis abandonados ao longo da linha do metrô de SP, no bairro do Brás, propondo um Centro Cultural Brasil/Itália, em homenagem aos colonizadores italianos do bairro.

 

Um espaço cultural integrado à Estação Bresser do Metrô paulistano por uma longa passarela, uma grande praça central com área semicoberta para feiras e reuniões e um teatro de arena. Ao fundo do teatro, foi mantida a fachada de um dos prédios antigos demolidos como alusão a um backstage de palco.

 

O prédio principal - galeria de arte - é uma antiga fábrica ao lado da Rua dos Trilhos, onde criamos um mezanino metálico que não toca nas alvenarias originais. No prédio arredondado, da década de 1940, foi instalada a biblioteca, filmoteca e demais salas de reuniões e serviços. Foi demolido o centro do prédio e aplicada área envidraçada criando uma praça coberta. A estrutura tubular espacial liga todos os prédios, inclusive um prédio de apoio todo espelhado, este projetado por nós, para abrigar bar, restaurante e lojas de sourvenirs. A ideia é que este prédio não apareça mas sim que reflita os demais.

 

.