top of page

CCI   BRASIL / ITÁLIA

Centro Cultural em SP

Uma proposta conceitual de ocupação de imóveis abandonados ao longo da linha do metrô de SP, no bairro do Brás, propondo um Centro Cultural Brasil/Itália, em homenagem aos colonizadores italianos do bairro.

 

Um espaço cultural integrado à Estação Bresser do Metrô paulistano por uma longa passarela, uma grande praça central com área semicoberta para feiras e reuniões e um teatro de arena. Ao fundo do teatro, foi mantida a fachada de um dos prédios antigos demolidos como alusão a um backstage de palco.

 

O prédio principal - galeria de arte - é uma antiga fábrica ao lado da Rua dos Trilhos, onde criamos um mezanino metálico que não toca nas alvenarias originais. No prédio arredondado, da década de 1940, foi instalada a biblioteca, filmoteca e demais salas de reuniões e serviços. Foi demolido o centro do prédio e aplicada área envidraçada criando uma praça coberta. A estrutura tubular espacial liga todos os prédios, inclusive um prédio de apoio todo espelhado, este projetado por nós, para abrigar bar, restaurante e lojas de sourvenirs. A ideia é que este prédio não apareça mas sim que reflita os demais.

 

.

 

bottom of page