© 2019 by FAIRBANKS.ARQ ARCHITECTS. All rights reserved.

escritório de arquitetura

Edifício  Comercial +

Terminal  Urbano

A proposta derivou de uma curiosa necessidade de aproveitamento imobiliário: a empresa proprietária do terreno é uma empresa de transporte público urbano e a prefeitura exigia que esta empresa implantasse um Terminal Urbano de Ônibus no local. Mas a localização privilegiada no centro da cidade fez com que pensássemos em uma solução que maximizasse o retorno do investimento da empresa. Após longas pesquisas, chegou-se à conclusão que havia falta de oferta no local de espaços para escritórios para profissionais liberais e pequenas empresas.

 

O desafio central então, foi conciliar o uso de um terminal de ônibus urbano + edifício de escritórios! A solução encontrada foi a de implantar o terminal no nível da rua, um grande estacionamento de carros em 2 subsolos de modo a funcionar como terminal intermodal de transporte e se criar uma praça elevada, sobre o terminal,, de transição entre o terminal de ônibus e o prédio comercial. Esta praça é acessada somente por uma entrada exclusiva de quem tem acesso ao prédio, e conta com lojas de fast food e serviços para o prédio. Nessa praça é que se encontra o lobby de acesso ao prédio, totalmente independente do terminal urbano logo abaixo.

 

No Terminal de Ônibus, propusemos a presença de boxes para comércio de alimentos e afins nas plataformas de embarque, organizando esta atividade informal que já existe em todo ponto de ônibus nas grandes cidades brasileiras.